Tipos de Navios

Navios Porta-Contêiner (Full Contêiner Ship)

são navios projetados, exclusivamente para o transporte de contêineres, que são alocados por meio de guindastes em encaixes perfeitos. Dotados de amplos porões, sem apêndices que possam prejudicar a capacidade de carga ou as operações de estiva. Os porões são denominados bays (baias), numerados a partir da proa para popa. Cada bay abrange a largura total do navio, ou seja, de bombordo a boreste (estibordo). Os porões são divididos em rows (colunas), formados por células-guias e compostos por várias camadas (tiers), que indicam a altura dos contêineres embarcados. A coordenada encontrada pelos bays, rows e tiers é denominada slot, determinando a posição e localização do contêiner no navio. Os bays podem ser definidos e construídos com capacidade para acomodação de contêineres de 20’ e 40’ (vinte e quarenta pés), sendo que o slot de 40’ permite a colocação de dois contêineres de 20’. Os Full Contêiner Ship podem também ser celulares, ou seja, sem porões, não tendo qualquer deck e dotados de guias em todo o navio, para o encaixe dos contêineres. O surgimento desse tipo de navio revolucionou o transporte de carga, agilizando as operações de carga e descarga do navio, ensejando diminuição do número de avarias às cargas e, conseqüentemente, reduzindo o custo de frete. Na classificação de Navios Porta-Contêineres são encontradas as espécies: All Contêiner Ship, Feeder Ship.

Navios de carga geral (General Cargo Ship)

são navios projetados para o transporte de carga seca embalada em geral, com os porões divididos de forma a atender diferentes tipos de carga. Seu interior é dividido em porões, cada um com características próprias, proporcionando a maior versatilidade possível na estivagem de diferentes tipos de carga. A carga geral seca, normalmente, é embalada e transportada em volumes individuais (breakbulk) ou paletizada (unitizada). O General Cargo Ship é dividido em porões e decks, sendo normal que possuam 3 a 4 decks com 3, 4 ou 5 porões, podendo ter, neste caso, entre 9 e 20 compartimentos independentes para acondicionamento de carga.

Navios Graneleiros Sólidos

os navios graneleiros sólidos são construídos e equipados para transportar granéis sólidos, carga seca a granel. (obs de rodapé: Os porões são grandes para receberem carga de baixa densidade. Alguns desses navios possuem aparelhamento para carga e descarga, que é usado quando transportam carga geral) Geralmente, possuem porões grandes, com escotilhas que, praticamente, abrangem todo o compartimento e tanques laterais para carregamento e descarregamento de grãos, carga a granel ou lastro.

Navios-Tanque (Tanker)

Regra geral são navios destinados ao transporte de carga líquida a granel. São equipados com sistemas de descarga (bombas e redes de alta capacidade), sistemas exclusivos de drenagem para descarregar o máximo possível de carga, sistema de gás inerte que visa, pela diminuição do nível de oxigênio dentro dos tanques, evitarem incêndios e explosões. Os Tankers são dotados de divisões em porões visando que, em caso de problemas em alguns dos porões, seja possível evitar maiores danos e continuar o transporte com os produtos nos demais compartimentos.

Navios RO-RO (Roll-On & Roll-Off)

são navios RO-RO específicos para os transportes de veículos automotores, podendo ainda transportar passageiros. São dotados de um número grande de converses com altura livre em torno de 1.65m. As rampas são projetadas para veículos de uma ou duas toneladas.

Ro-Ro

Navios que possuem rampas de acesso para permitir que veículos e cargas rodoviárias entrem e saiam facilmente do navio.