Os desafios da cabotagem no Brasil

A cabotagem no Brasil é frequentemente vista como uma alternativa estratégica para o transporte de cargas, especialmente considerando a extensão de 7.400 km de costa brasileira e os custos elevados do transporte rodoviário que atualmente domina a matriz logistica em nosso país.

Apesar das diversas vantagens como a redução de custo logístico, maior segurança e menor impacto ambiental, a cabotagem enfrenta desafios que limitam seu potencial.

Atualmente um dos entraves dessa modalidade é a falta de infraestrutura e ineficiência portuária, que carecem de modernização e enfrentam problemas como congestionamentos e lentidão, oferecendo janelas operacionais extremamente curtas e inviáveis, implicando em custos acessórios como pré-stacking e estadias, tornando a modalidade cada vez mais onerosa.

Outro grande desafio da cabotagem é período de estiagem na região Norte, quando as chuvas diminuem significativamente ocorrendo a redução do nível de água dos rios incluindo o Rio Amazona, por onde chegam e escoam boa parte das cargas da região. Essa condição natural e sazonal do rio gera redução de calado que afeta diretamente a capacidade máxima de carga, com a qual os navios podem transitar.

Nos últimos anos, diversas iniciativas têm sido implementadas para impulsionar a cabotagem no Brasil. O programa BR do Mar é uma delas, criada pelo governo federal para incentivar o uso da cabotagem como alternativa logística que visa reduzir custos, flexibilizar a utilização de navios estrangeiros e aumentar a competitividade do modal.

A cabotagem no Brasil representa uma oportunidade valiosa para diversificar e modernizar a matriz logística do país. No entanto, superar os desafios existentes é essencial para garantir seu pleno desenvolvimento. Com o BR do Mar e outros esforços, há esperança de que o setor finalmente alcance seu potencial, beneficiando tanto a economia quanto o meio ambiente.

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